É possível ter a qualidade de vida e a saúde mental dos idosos! Como esperado, esta faixa etária apresenta diferentes preocupações, expectativas, necessidades e desafios. Para acomodar esses aspectos, uma certa atitude é necessária.
Espera-se que os cuidados com a saúde física e mental dos idosos se multipliquem nos próximos anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil terá mais idosos do que crianças até 2030.
À medida que a população aumenta, sua saúde mental e física requer mais cuidados, tornando o processo de envelhecimento mais satisfatório.
Fatores que afetam a qualidade de vida e a saúde mental dos idosos. O envelhecimento afeta as pessoas de diferentes maneiras.
Não são apenas as mudanças físicas que afetam a saúde mental dos idosos, mas as mudanças em seus relacionamentos, a quantidade de comprometimento, propósito na vida, autoestima e outros aspectos de suas vidas diárias.
Algumas pessoas não expressam insatisfação ou insatisfação com a diminuição da capacidade funcional ou mudanças na aparência.
Outros não podem aceitar que não tenham a mesma força física, temperamento, concentração e memória de antes. Os idosos que são muito apaixonados pelo seu trabalho também se sentem tristes quando se aposentam, tirando-os de uma de suas principais fontes de felicidade.
Além do mais, se você não tiver uma mentalidade maleável, observar mudanças sociais constantes pode ser exaustivo. À medida que uma nova geração cresce, valores, aspirações, questões e até ambientes físicos, como instituições, comunidades e cidades, mudam.
Para não estar em constante luta com o mundo, os idosos precisam acompanhar ou pelo menos aceitar essas mudanças, mesmo que contrariem os ideais criados desde cedo. Caso contrário, a saúde mental pode sofrer de conflito persistente de ideias.
Outro fator relevante que afeta a qualidade de vida e a saúde mental em idosos é a presença de doenças. O tratamento, as limitações físicas causadas pela doença e o uso de vários medicamentos podem exacerbar o desconforto em idosos.